Comissão de Desenvolvimento Econômico realiza Audiência Pública em Arcoverde

Em 15/05/2015
-A A+

O atraso na conclusão de obras estruturadoras, no Sertão do Moxotó e no Agreste Central, –foi tema de audiência pública realizada pela Comissão de Desenvolvimento Econômico, na última sexta. O debate ocorreu na Câmara dos Vereadores de Arcoverde, com a participação de deputados e órgãos governamentais, além de prefeitos e vereadores. A proposta de realização do encontro partiu do deputado Eduíno Brito, do PHS. Na avaliação do parlamentar, a audiência reflete a preocupação com o abastecimento hídrico e a inclusão social da população. Ele se comprometeu a elaborar documento de apelo ao Governo Federal, para conclusão das obras.

A dificuldade de abastecimento foi apontada por diversos prefeitos como o grande problema enfrentado hoje pelos municípios. A prefeita de Arcoverde, Madalena Britto, apontou a necessidade de força política para resolver a questão. Ela informou que a cidade tem enfrentado rodízio de abastecimento, com garantia de água nas torneiras apenas três vezes ao mês. Diretor regional da Compesa, Leonardo Selva afirmou que a situação do Agreste é ainda mais difícil. Ele explicou que, como não há oferta de rio perene e lençóis freáticos na região, o balanço hídrico é pior.

Presidente da Comissão de Desenvolvimento Econômico, o deputado Aluísio Lessa, do PSB, destacou a busca do colegiado por informações sobre as obras estruturadoras do Estado. “São diversas obras, muito dinheiro que está prometido, mas a gente não sabe quando vai recomeçar a obra da transposição do rio São Francisco é a principal delas, e atualmente ela está parada. Alguns trechos ainda têm trabalhadores fazendo complemento de obra, mas o seu conjunto maior não tem isso. E há uma divergência com esses números. Alguns dizem que essa obra tem 70% já construída, outros dizem que é menos.”

A expectativa sobre a posição do Governo Federal foi pontuada pelo Secretário Estadual de Desenvolvimento Econômico, Thiago Norões. Ele relatou o diálogo constante com o Ministério da Integração Nacional e a previsão de que, até o final da próxima semana, haverá uma definição sobre a normalização dos repasses financeiros para a adutora do Agreste. Já o deputado Júlio Cavalcanti, do PTB, chamou atenção para a necessidade de união de forças entre Governo Estadual e Federal no andamento das obras.